17 março, 2023

THE TWILIGHT ZONE

Aula de Psicologia de anteontem. Precisava de explicar como é que sendo as imagens bidimensionalmente projectadas na retina, percepcionamos a realidade de um modo tridimensional. Explico, e ocorre-me a ideia de mostrar uma imagem para ajudar a perceber. Dirijo-me ao computador para abrir o Google e só quando mexo no rato, entre inumeríssimas possibilidades, penso numa perspectiva dos Restauradores com a avenida como ponto de fuga. Onde é raro passar, a última vez foi há dois anos a caminho de um restaurante, lugar do qual não tenho qualquer especial memória. Ontem, logo de manhã, recebo esta fotografia no WhatsApp. Nada de texto, só para a remetente me dar notícia de que estava em Lisboa. Facto do qual, na verdade, não fazia a mais pequena ideia. Mas sei lá eu o que é a verdade.