16 setembro, 2016

HEGEL PARA PRINCIPIANTES

Stanley Kubrick | 2001 Odisseia no Espaço

Lecciono, no 12ºano, uma disciplina de opção que junta alunos de três diferentes turmas. Significa isto que sempre que dou uma aula tenho de escrever o sumário três vezes, uma vez que cada turma tem o seu livro de ponto. Hoje, primeira aula, pego na esferográfica e começo pelo livro do 12ºA. Mal acabo de escrever o sumário, a primeira coisa que me vem à cabeça é como irei fazer CTRL+C para depois fazer CTRL+V nos outros livros, para não ter de escrever três vezes a mesma coisa. Esta minha triste figura de esferográfica na mão fez-me lembrar quando na última vez que fui ao futebol, a minha primeira reacção depois do golo que o Benfica acabara de marcar ao Arouca, foi ficar à espera de ver a repetição. Eu bem tento ser conservador mas, como diria um qualquer sensato filósofo da história, a realidade acaba por ter sempre razão. Até as latas de conserva têm prazo de validade.