07 dezembro, 2011

LÓGICA DA BATATA


                                                         Imogen Cunningham | The Unmade Bed

No enunciado do teste, eu peço explicitamente aos alunos, repito, explicitamente, para me explicarem as vantagens da lógica informal face à lógica formal.
Uma aluna responde: «A lógica informal relaciona-se com argumentos indutivos. Os argumentos indutivos fazem-nos acreditar em coisas que podem ou não ser verdadeiras. Pode levar-nos a tirar conclusões precipitadas de determinados temas. A lógica informal não tem vantagem em relação à lógica formal».

Esta resposta é absolutamente maravilhosa. Eu digo expressamente à aluna que a lógica informal tem vantagens em relação à lógica formal, pedindo para as explicar, e ela explica-me, dizendo expressamente que a lógica informal não tem essas vantagens. Eu espeto-lhe nos olhos as vantagens da lógica informal e os olhos dela só conseguem ler desvantagens. 
Nesta divergência perceptiva está grande parte dos conflitos humanos. Sempre assim foi e sempre assim irá ser.