12 novembro, 2010

A VOZ DOS DEUSES

Ontem, enquanto regressava a casa, ao princípio da noite, ouvi na Antena2 o primeiro capítulo de Leite Derramado, lido por Chico Buarque. Na falta da voz, aqui fica o link para o texto. Registo fabuloso de um monólogo interior, as palavras adquiriam no voz de Chico uma densidade indescritível. Se o texto, já por si, é belíssimo, ainda mais belo fica na voz do autor que dá voz à personagem.
Eu já ouvi boas leituras de texto alheios, mas encontrar autor que leia bem o seu texto não é fácil. Lembro-me sempre da voz de Cortázar a ler o magnífico "Capítolo Siete" do seu Rayuela e penso que qualquer leitura alheia é sempre uma interpretação do texto, uma das possíveis interpretações. Só um autor que leia bem devolve o texto à sua intenção primordial. Infelizmente, porque os deuses são avaros nas dádivas, poucos são os que reúnem em si talentos diversos.
Chico Buarque de Holanda é um deles.

10 comentários:

jrd disse...

Também estive sintonizado na Antena 2 e fiquei completamente rendido à 'interpretação' de Chico Buarque.
Um solilóquio único de um autor único.
Já li o livro, fantástico, e gostaria muito de o 'ler' de novo pela voz do Chico.

Margarida Fernandes disse...

Muito sinceramente prefiro o Chico Buarque cantor do que escritor mas tenho pena de não ter ouvido a leitura do seu livro pela sua própria voz.

Beijinho e bom fim-de-semana

Micha disse...

http://www.youtube.com/watch?v=gYRqKLt9q2I

Sou alergica a este homem mas entendo perfeitamente que esta alergia e' unica.
:) Enjoy it!

Micha disse...

e ja agora o link era este
http://www.youtube.com/watch?v=pPz10ycXrcg
sorry!

homburg disse...

Xa coñece, entón?http://www.youtube.com/watch?v=xHBeF1HlBsM&feature=related

Margaridaa disse...

...bom, Micha já deu o link para se ouvir Chico Buarque. Eu ia dizer que a rádio costumam facultar acesso a certos programas em podcast, pode-se baixar o som. Fui à procura, mas na antena 2 ainda só vão em programas de Outubro.
Ficamos pelo You Tube.

Clau disse...

Excelente livro. Adoro-o como cantor e escritor. Concordo com a delícia que é ouvi-lo ler as suas próprias palavras.

Aqui fica um link de uma passagem de um outro livro seu, também lida por ele: Budapeste.

http://www.youtube.com/watch?v=WturOKSA8gM

Ivone Costa disse...

homburg, não conhecia e agradeço-lhe imenso. Eu gosto muito dos Gotan Project e muito do Cortázar. É uma ligação extraordinária. Obrigada.

Anónimo disse...

A fazenda na raiz da serra deve fazer esquecer o mundo... Que bom deve ser!...

jl

DESIGN TÊXTIL disse...

Ele é um fenômeno. E ainda bem que escreve e compõe, porque a dar entrevista é desesperante...encarna noutra pessoa e a conversa não flui. O melhor escritor, cantor, compositor do Brasil, ( para mim, do mundo) torna-se num gago meio analfabeto. O mesmo acontece para Milton Nascimento. Faz composições super respeitadas, e numa entrevista, falta-lhe vocabulário. O verdadeiro artista tem q ter estas características de timidez rsrrs
Eles ajudaram-me a ver a artista de talento q está em mim!! AAHAHHAHAHAH Sou mm engraçada!!