18 outubro, 2010

ESPLENDOR NA RELVA


                                                                    Garry Winogrand

Estive a ler, no Jornal Torrejano, o resumo do jogo entre Operário Meiaviense e o Atalaiense. Sinto que aprendo sempre alguma coisa com os resumos dos jogos de futebol, daí a minha religiosa fidelidade à sua leitura. Desta vez chamou-me a atenção a seguinte passagem:

O Operário recebeu o Atalaiense, duas equipas que já estão "fartas" de se encontrar e, por isso, esperava-se um jogo bastante equilibrado e disputado.

É por isto que eu gosto do mundo do futebol. Um outro paradigma mental, uma outra lógica, uma complexa estrutura antropológica. Eu diria mesmo, um mundo quase borgesiano. Contrariamente ao que acontece na vida, quanto mais fartas duas equipas estiverem uma da outra, maior será o equilíbrio e a disputa. Quer dizer, quanto mais fartas estiverem duas equipas uma da outra, mais felizes serão.
O Oscar Wilde dizia que é a vida que deve imitar a arte e não a arte que deve imitar a vida. Arte? Qual arte! A vida devia ser jogada num rectângulo verde cercado por quatro linhas.

3 comentários:

josé manuel chorão disse...

Tens de começar a ver a Liga dos Últimos, o que tu aprendias com esse programa, até aprendias a interpretar o futebolês.
Por exemplo: o que quer dizer "agora temos de continuar a trabalhar, levantar a cabeça e pensar no próximo jogo"?
Resposta: quer dizer que fizemos asneira da grossa.
Pergunta: o que quer dizer "O importante não foi marcar, foi ajudar a equipa"?
Resposta: quer dizer "eu sou o maior porque marquei e vocês são todos uma treta ao pé de mim".
É verdade, o futebol é outro mundo (ou sub-mundo?)

Margarida Fernandes disse...

:D

jrd disse...

Eu, que me farto de passar ao lado da Meia via, nunca reparei no rectângulo verde, se calhar porque é pelado.
Isto, apesar de no pelado o futebol ser ‘verdadeiro’ ao contrário da arte, que no rectângulo verde e, principalmente, fora dele, é ‘mentirosa’.
Se o Elia Kazan (pouco recomendável enquanto pessoa) tivesse sido treinador de futebol seria um vencedor nato.