03 novembro, 2009

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR - SALA DE AULA

6 comentários:

jl disse...

Dizia eu (mais ou menos):
belo efeito. Boa técnica.
Até parece que as aulas, na Univ da BI são ao ar livre... Ouvindo o chilrear dos passarinhos...
Que magnífica foto!

Micha disse...

here we go again :) Gosto muito da forma como escolhestes representar a tal sala de aula...me fez pensar em Kos, especifamente em Hippocrates dando aulas debaixo de sua plane tree...

marteodora disse...

Um reflexo é sempre uma ilusão?
Não sei. Pergunto.

Excelente.

Alice N. disse...

Muito bela e inspiradora.

José Ricardo Costa disse...

Bem, Margarida, já que perguntas. Se queres uma resposta platónica, dir-te-ei que um reflexo é mais do que uma ilusão. É a ilusão de uma ilusão. Mas agrada-me mais pensar que o reflexo, enquanto resultado de duas camadas de realidade sobrepostas, continua a ser uma camada específica da realidade. Ou seja, invertendo a posição platónica, direi que em vez de se tratar da ilusão de uma ilusão se trata de uma realidade construída a partir da própria realidade. Já agora, a vara que nós vemos torta dentro de água, é uma ilusão? Não me parece. Claro que se nós tomarmos como padrão a vara tal como sabemos objectivamente que é, se tratará de uma ilusão. Mas a tortuosidade da vara, aos nossos olhos é real. Tão real como uma voz na cabeça de um esquizofrénico. A voz, objectivamente considerada, não existe. Mas na cabeça do esquizofrénico é tão real como a música que neste momento estou a ouvir.

Beijinho,
JR

ruimnm disse...

Como gostava de ter tido ilusões destas aquando da minha passagem pelas salas de aula...
Gosto deste olhar.