26 setembro, 2009

EVOLUÇÃO

Há, em Torres Novas, uma escola superior de educação onde se tira o curso de professor primário. Ontem à tarde, as alunas (julgo que eram só mulheres), andavam pelas ruas vestidas de preto e aos berros. Um dos berros consistia em dizer "AEIOU, chiribi ta ta ta ta, urra, urra". Gostei de ouvir. Havia lá antigas alunas minhas e algumas delas, há uns anos, se quisessem dizer AEIOU, só saberiam chegar ao I.

3 comentários:

marteodora disse...

Não querendo generalizar, nem tomar o todo pela parte, continuo sem entender por que razão um aluno para entrar em Arquitectura (uma arte ligada à construção de edifícios, seus alicerces, cúpulas e demais componentes)tem de ter uma média de 19 e, por outro lado, um aluno que queira entrar para os cursos de professor de ensino básico ou educador de infância(artes ligadas à "construção" dos alicerces intelectuais de um País) não necessite muito mais do que um 12 ou 13 de média, no final do 12.º. E que não lhe seja exigido duas provas de conhecimento fundamentais: redigir um texto ortográfica e gramaticalmente correcto e um exame de cultura geral.

Será mais importante não deixar cair a abóbada de um edifício? Certamente evitar-se-ão algumas mortes...mas há edifícios sem abóbadas.

VNI disse...

Faz lembrar a linguagem absolutamente surrealista criada por José Luís Peixoto no livro "Uma Casa na Escuridão". Por favor leiam é uma lufada de ar fresco na monotonia dos dias.

AnaT disse...

o que é chocante é alunos poderem entrar com medias de 12 ou 13 e com notas de exame negativas a portugues ou matematica para cursos superiores de educaçao. Pessoas que sao professores de matematica e q entraram com media de 10...é simplesmente inconcebivel! Nao é o 19 de media de entrada em arquitectura q é chocante. A arte de contruir e criar formas de habitar para o Homem em nada pode ser comparada com a profissao de professor de ensino basico. nao é que seja pior ou inferior ser professor, simplesmente é diferente onde sao precisos outros conhecimentos e outros graus de entendimento.
A arquitectura é das artes mais antigas e sem ela hoje estariamos aprender a ler e a escrever dentro de uma gruta.
As politicas de educaçao tem que ser urgentemente ajustadas neste pais, sem duvida!...