01 julho, 2009

GUERRA E PAZ - XXXIX


Desde que comecei a ler o Guerra e Paz que tenho vindo aqui a fazer uma espécie de diário de bordo. Infelizmente, não comento tudo o que haveria para comentar e gostaria de comentar, sob pena de transformar este blogue num blogue sobre o livro de Tolstói.Tal aconteceu precisamente com uma passagem que, por causa deste post do Jorge achei agora por bem fazê-lo.

Tolstói fala dos serões em casa de Anna Pávlovna onde se reunia "la crème de la véritable bonne societé, la fine fleur de l'essence intelectuelle de la societé de Pétersbourg, como se exprimia a própria Anna Pávlovna."

E, em cada serão, havia uma personalidade "nova e interessante" que seria o centro das atenções, servindo tal personalidade para manifestar "a marca do termómetro político correspondente ao estado de espírito da sociedade cortesã e legitimista de Petersburgo"

Darei agora, exclusivamente, a palavra ao grande romancista, pedindo para não deixar passar a venenosa ironia, sobretudo no último parágrafo.

"Em finais de 1806, quando já se sabiam todos os tristes pormenores sobre o aniquilamento do exército prussiano por Napoleão nos arredorres de Jena e Auerstaedt, e sobre a entrega da maior parte das fortalezas prussianas, quando as nossas tropas já entravam na Prússia e começava a nossa segunda guerra contra Napoleão, Anna Pávlovna deu um serão. La créme de véritable bonne societé era, desta vez, a encantadora e desgraçada Hélène, abandonada pelo marido; era Mortemart; era o encantandor príncipe Ippolit acabado de chegar de Viena; eram dois diplomatas, era a titi; era um jovem senhor que, no salão, era simplesmente designado por un homme de beaucoup de mérite; era uma recém-nomeada dama da corte, com a mãe; eram algumas outras personalidades menos notáveis.
A personalidade com que, desta vez, Anna Pávlovna regalava os seus convidados, como um primor, era Boris Drubetskói, que acabara de chegar como correio do exército prussiano e que, nesse exército era ajudante-de-campo de uma personalidade importante".

Sem comentários: