15 fevereiro, 2009

FALTA DE PATRIOTISMO

Mais de metade dos ingleses não acredita na Teoria da Evolução. Eu aceitaria que mais de metade dos ingleses não acreditasse que uma alheira de Mirandela é melhor do que peixe com batatas fritas. É uma questão de gosto e nós acreditamos mais naquilo de que gostamos mais. Aceitaria ainda que mais de metade dos ingleses não acredite que a Inglaterra não possa não ganhar o próximo mundial de futebol. É uma questão de desejo e nós acreditamos mais naquilo que desejamos mais.


Agora, o que eu acho mais estranho nem é tanto o facto de mais de metade de pessoas que não fazem a menor ideia do que estão a falar, porem em causa uma teoria que envolve longas observações e estudos por parte dos melhores cientistas que o mundo tem e que tiveram de queimar as pestanas durante anos só para poderem iniciar as suas investigações. Isso é um simples pormenor sem importância. Cada qual acredita no que quer ou não quer, ainda que esteja num bar, às duas da manhã, perdido de bêbedo.


O que eu acho efectivamente estranho é o facto de, sendo Charles Darwin inglês, mais de metade dos ingleses não acreditarem na Teoria da Evolução. Revela uma preocupante falta de patriotismo e desprezo por um dos símbolos da pátria. Como bons ingleses só teriam obrigação de acreditar.

Sem comentários: