07 janeiro, 2009

OS MORCEGOS DA MUÇULMÂNIA

Há coincidências engraçadas. Ontem, falei aqui de Nagel por causa do conhecido artigo " Como é ser um Morcego?".
Hoje, dia 7 de janeiro de 2008, sucedeu-me o seguinte. Estava a dar uma aula de Filosofia numa turma de 10ºano, cujo tema era o relativismo cultural. Ao iniciar a minha explicação comecei por falar da cultura muçulmana. Uma aluna disse, e sei que não estava a brincar, nunca ter ouvido falar em muçulmanos, não fazendo pois ideia de que cultura seria essa, aliás, a mesma aluna que, há tempos, também não sabia o que era o nazismo.
Entretanto, há um colega que se começa a rir da ignorância da aluna, gozando ostensivamente com ela. Esta, ofendida, pede ao ofensor para então dizer que raio de coisa será essa dos muçulmanos. O rapaz explica-lhe então que os muçulmanos são os habitantes da muçulmânia (julgo que se escreverá com acento circunflexo). Eu, perplexo e envergonhado com a minha própria ignorância acerca da muçulmânia, pergunto-lhe onde fica o país. Percebi que não era assim tão óbvio. Ou seja, precisou de pensar ainda um bocado para responder que ficava para os lados de Espanha.
É por estas e por outras que um professor se sente cada vez menos em salas de aula e cada vez mais em grutas. E quando falo em grutas não estou propriamente a pensar na alegórica caverna de Platão. Estou mesmo a pensar em grutas repletas de morcegos.

3 comentários:

Alice N. disse...

Olhe que não, olhe que não!... A gruta cheia de morcegos fica na 5 de Outubro (mas, por mim, podia ser transferida para os confins da Muçulmânia).

Quanto à espantosa nação muçulmânia, os ilustres pedragogos da socralândia sublinham a interessantíssima manifestação de criatividade! Creio que deveria estar deslumbrado.
:)

José Ricardo Costa disse...

Para os confins da Muçulmânia? Não poderia estar mais de acordo.

Quanto ao deslumbramento, só se for numa possível acepção distópica da palavra.
:(

JR

Micha disse...

Nos anos 90,um professor italiano (Marcello D'Orta publicou um livro (Io speriamo che me la cavo)feito de 60 redacoes de criancas napoletanas que e' absolutamente fantastico. Os "morcegos da muculmania" contando desta vez por um professor, sem duvida alguma seria o grande concorrente portugues. Ja na fila de espera :)