29 janeiro, 2009

O JOGO DO MUNDO

Chegou hoje à minha escola uma aluna ao abrigo do programa AFS.
Vem da Argentina, de uma cidade a 600 km de Buenos Aires, é uma boa aluna (fala já um belo português) e passará cá seis meses, em casa de uma família de acolhimento, e integrará uma das turmas do 12º ano.
Enquanto estava no gabinete, perguntei-lhe se gostava de Jorge Luís Borges. Que sim, que a encantava muito. Acreditei ser uma resposta polidinha e correcta. Fui, então, à net e procurei um post antigo onde Cortázar lê o capítulo 7 de Rayuela. Os olhos dela brilharam e, à primeira palavra, exclamou: "Ah, La Rayuela".
Veio até junto do computador e mostrou-me as fotografias de Borges e de Cortázar que tinha no telemóvel e,quando a fiz ver a fotografia de Cortázar (está aqui na margem do blogue) disse que tinha, no quarto, um poster com aquela fotografia.
Posso pois estar absolutamente segura de que ela se vai sentir perfeitamente integrada:
a. os nossos alunos reconhecem um texto de Vergílio Ferreira, à segunda palavra que ouvem;
b. os nossos alunos têm, nos telemóveis, fotografias de Pessoa e de Saramago;
c. os nossos alunos têm, seguramente, no quarto, um poster de Camões.

2 comentários:

José Borges disse...

Do Camões desconfio que não, mas do Cristiano Ronaldo é bem capaz. Assim quando acordam de manhã olham para o poster e pensam: 'chiça! quem não quer falar como ele sou eu'. Agora, eu cá não tenho posters de escritores no meu quarto, só um Souza-Cardozo falsificado, um mapa-mundo desactualizado e uma reprodução do Metropolis. E mais digo, se tivesse algum poster de algum escritor mais depressa era do Grande Borges do que de um qualquer português.

Mas note-se bem que os jovens que fazem esse programa de inter-câmbio devem ser escolhidos entre os melhores... digo eu. Isto é como enviar delegações diplomáticas para os outros países.

instrospectivevoyager disse...

Muito obrigado, me siento muy bienvenida a Portugal, muchisimas gracias :).Me gusta muchisimo el blog, las fotos son hermosas y los post tmb, felicitaciones :) me hacen emocionar..