02 novembro, 2008

SALTOS ALTOS

Estive ontem a rever o fantástico Mr Smith Goes to Washington (Frank Capra -1939). O filme é sobre a ida para o Senado de um jovem ingénuo e idealista, chefe de escuteiros, vindo da província (James Stewart), que vê a política ainda com os olhos de Lincoln e Jefferson, ao contrário dos outros políticos, que estão no senado como se estivessem no escritório de uma fábrica de tintas.

Repito, o filme é fantástico e tem um humor delicioso. Mas o momento alto está numa frase que lhe atiram no momento em que chega a Washington, vindo da América provinciana e profunda:

" Cuidado, pois aqui os animais selvagens são diferentes. Usam saltos altos".

1 comentário:

Anónimo disse...

Tenho verdadeiras saudades do "Filme da tarde" da velhinha RTP. Vi este, como outros, que perduraram na minha memória. Para além da "profunda ruralidade", e porque não "bimba", a hollywood (que espelhava a realidade americana) daqueles tempos também fazia alguns filmezitos com valor(es).

Sem especial relevância enumero alguns,

"Feiticeiro de OZ", "E tudo o vento levou", "Citizen Kane" (sim sim, o trenó era o "rosebud"), "Samurai Seven", e não sei quantos filmes do Errol Flyn com piratas e saltos fabulásticos, descendo com a espada cravada na vela enquanto escapava de 50 inimigos :)

Pena que só seja possível rever algumas destas obras no "Canal Memória" ao qual não tenho acesso. Seria certamente um fã.

Luis