19 novembro, 2008

20 OU 10

Estava hoje na biblioteca da minha escola e, numa mesa ao lado, dois garotos conversavam. Entretanto, um deles fala de um colega da turma, dizendo que a professora X já tinha enviado montes de recados para casa. "Uns 20 0u 10".
Como estará organizada a mente de um ser humano que diz "20 ou 10"?

4 comentários:

Anónimo disse...

Como estará organizada a mente de um ser humano que diz "20 ou 10"?


Arriscando uma explicação simplista diria que o que importa é a ordem de grandeza, ie, muitos. É como levar uma cabazada, 5 ou 6 é igual, são muitos ;)

Luis

José Ricardo Costa disse...

Mas por que razão diz "20 ou 10" e não "10 ou 20"? Será a mesma coisa? O processo mental de uma pessoa que diz "10 ou 20" será o mesmo de outra que diz "20 ou 10"? "Preto e Branco" será o mesmo que "Branco e Preto"? Semanticamente parece que sim. Mas de um ponto de vista orgânico da mente parecem-me coisas diferentes.

JR

Anónimo disse...

Sem possuir conhecimentos específicos na área, e "opinando" sobre o assunto, arrisco uma explicação:

1. O aluno quis impressionar com a força dos números, apresentando um número da casa das duas dezenas.

2. Logo depois, prevendo que houvesse que alguém achasse que estaria a exagerar, reduziu essa grandeza, para não correr o risco de ser visto como exagerado, ou até desonesto.

Será assim que funciona?

Luis

José Ricardo Costa disse...

Não posso negar a pertinência das suas hipóteses. Porém, tendo uma visão mais concreta da pessoa que fez a afirmação, serei obrigado a admitir que, infelizmente, não são hipóteses correctas. Por razões de ordem deontológica ou ética profissional, não poderei dar pormenores.

JR